sábado, 27 de agosto de 2011

Cultura X Cultura

Como definir 'ter cultura'?

Estou com isso na cabeça porque uma pessoa a quem considero muito, que acho ser muito inteligente e culta (!) me disse esses dias que não tem assim, uma cultura muito significativa. E aí, fiquei pensando o que ele quis dizer com isso exatamente.

Certamente as experiências que vivenciamos fazem com que tenhamos mais repertório, e consequentemente, se essas experiências são em grande parte voltadas para manifestações que traduzem uma linguagem específica de um grupo, absorvemos coisas novas que podemos usar no cotidiano.

Mas o que seria cultura muito significativa? Só porque tem gente que viajou mundo e meio e eu não, isso quer dizer que eu tenho menos cultura que essa pessoa, ou que minha cultura é menos signficativa que a dessa pessoa?

As visões são diferentes. O que é importante para mim, não necessariamente é importante para você na mesma situação. Seja uma música, um filme, um espetáculo de dança, seja um estilo musical, uma determinada roupa. E a maneira de encarar essa diferença é que, ao meu ver, demonstra essa coisa de cultura.

Quanto mais abertos somos a novas linguagens, menos julgamos. Conseguimos fazer as nossas críticas e mesmo assim aceitar o outro. Isso para mim é ter cultura. E é isso também que faz com que baixemos a guarda para receber de forma humilde o que os outros tem a ensinar.

Ainda que isso seja apenas 'aceitação'

Nenhum comentário:

Postar um comentário