quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INTEGRE (SE) INTERAJA


Hoje o que eu pensava há 11 anos é o que está em ebulição: a cultura local, as raízes, a busca pelo que é seu. Claro que o conceito se fortificou e unido a isso, está a ideia mundial de criação e globalização, que entende e valoriza a importância do contato com o máximo possível de culturas diferentes para buscar aquilo que pode ser útil tanto para manter quanto para melhorar aquilo que se tem “em casa”.

Há 6 anos conheci um empresário holandês em um voo para o Rio. Conversando, colocamos nossos pontos de vista sobre profissionais e experiências no exterior. Ele disse que, então na época, a diferença entre seu país e o Brasil era que lá todos os estudantes que iam para fora se especializar voltavam com sede de aplicar tudo que tivessem vivenciado e que pudesse ajudar no crescimento do seu país. No Brasil, a então realidade era sair para se especializar e ficar lá fora porque o reconhecimento aqui não era lá grande coisa. Esse foi o motivo da minha não ida. Eu tinha certeza que não voltaria para aplicar aqui o que eu tivesse vivenciado lá.

Escolhi o aprendizado mais informal e mais fora dos padrões que um profissional que não seja ligado a 'turismo' pode escolher. Preferi, ao invés de uma pós graduação (leia-se em seus diferentes níveis, por favor!) trabalhar em um navio de cruzeiros, onde eu teria que viver confinada com cidadãos de todo o mundo e consequentemente aprenderia mais sobre cultura geral do que pesquisando ou mesmo morando em um só país. Para mim, essa vivencia poderia até ser mais superficial do que um intercambio cultural propriamente dito, mas poderia ser também uma possibilidade diferente das viagens em datas determinadas, para cidades determinadas, para feiras determinadas pela profissão.

E foi uma experiência ... fantástica! Pelas histórias, pelas pessoas, pelos lugares. Aprendi mais línguas extrangeiras, aprendi fatores culturais, atitudes, modos e maneiras. Consegui fazer um banco de imagens que jamais imaginei fazer por toda a minha vida se alguém (fosse eu ou uma empresa) precisasse pagar por esses deslocamentos e pelo tempo empregado. Muito mais do que isso, fiz um banco de informações riquíssimo, para entender melhor para onde estamos caminhando, a sociedade. Nesse caso, mundial.

Nem sempre o caminho tradicional nos leva. As vezes ele nos trava, fecha as portas. Em contrapartida, o caminho em que se voa longe é sedutor, e pode ser que o tempo de parar nem sempre seja respeitado.

Indiferente da escolha, eu sempre digo: vá! Em busca do que seja, desde que realize primeiramente o coração. Porque criar está diretamente ligado a arte de ouvir o que o coração tem para dizer ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário